Jump to content
  • Upload de modelos


    50px-Kb-seal.png
    Tradução cortesia Linden Lab.
     
    32px-KBnote.png Observação: Este é um passo-a-passo básico de como carregar um modelo. Leia Model Upload UI reference para obter todos os detalhes e parâmetro de upload de modelos.

     

    Pré-requisitos

    Antes de carregar objetos de mesh, você precisa de:

    • Ter cadastro com dados de pagamento. Para fornecer seus dados de pagamento, acesse a seção Dados de pagamento na página da sua conta no Second Life.
    • Veja o Tutorial Mesh IP (se você usa a grade beta Aditi, clique aqui) e confirme que está ciente das leis de propriedade intelectual. Certifique-se de que você detém os direitos autorais ou autorização do proprietário antes de carregar conteúdo de mesh. A infração de direitos autorais pode resultar em suspensão ou fechamento da sua conta no Second Life, ou até revogação permanente do seu direito de carregar objetos mesh!
    • Tenha pelo menos um arquivo compatível com COLLADA (.dae) no seu computador. Use os softwares 3D mais populares para criar o seu, ou se tiver autorização para tal, baixe modelos de outros artistas 3D obtidos de inventários online. Se você é iniciante, confira a página exemplo para usar um modelo grátis.

    Verifique o status do seu upload a qualquer momento na página da sua conta, no site do Second Life.

     

    Custo do upload

    Será cobrado um valor em dólares Linden para o carregamento, dependendo do nível de complexidade do modelo. Durante a fase beta, haverá um desconto.

    PARA COMEÇAR: Como carregar seu primeiro modelo

    Se você está carregando modelos mesh no Second Life pela primeira vez, veja as instruções abaixo para começar. Não se preocupe com todos os controles da janela de upload por enquanto; elas são para residentes que desejam ter controle sobre a aparência e física de seus modelos. Leia abaixo uma descrição mais detalhada do procedimento de upload:

    Para carregar um modelo de mesh:

    1. Selecione um arquivo .dae no seu computador em Construção > Upload > Modelo. Se você não possui nenhum modelo no seu computador, baixe um da página de exemplos page.
    2. Para ver uma renderização automática dos níveis de detalhamento, use a guia Nível de detalhamento no menu suspenso Visualizar. Veja como a complexidade do objeto é reduzida a diferentes níveis.
    3. Clique na guia Física e depois no botão Usar nível de detalhamento.
    4. Clique na guia Modificadores e selecione outras opções para o seu modelo, como texturas.
    5. Clique em Calcular pesos e custo para calcular os pesos em recursos, custo em prims e em dólares Linden.
    6. Clique em Upload para carregar seu modelo no Second Life.
    32px-KBtip.png Dica: Para não gastar seus dólares Linden enquanto você testa o upload do seu modelo, use a grade de visualização chamada "Aditi". Com a grade de visualização você pode testar as opções selecionadas e saber o custo delas em um ambiente controlado de testes, usando uma cópia da sua conta no Second Life. Opções feitas na grade de visualização não afetam seu inventário ou saldo em L$ na grade principal do Second Life.

     

    1a. etapa: Selecione o modelo a ser carregado

    O Second Life aceita arquivos de modelo em COLLADA (.dae), que podem ser criados e editados softwares de modelagem 3D mais conhecidos. Se você não possui nenhum modelo no formato COLLADA no seu computador, baixe um da página de exemplos page.

    Para carregar um modelo de mesh:

    1. Selecione Construir > Upload > Modelo...
    2. Selecione o arquivo .dae no seu computdor e clique em Abrir.
    3. Na janela Carregar modelo, digite um nome para o seu modelo no campo Nome.
    4. Se seu modelo contém texturas, clique no ícone da Gear Icon Engrenagem e selecione Mostrar texturas para ver se as texturas estão corretas.

     

    2a. etapa: Defina os níveis visuais de detalhamento

    300px-Low_LOD.png
    magnify-clip.png
    O nível Baixo de detalhamento foi escolhido para um arco arquitetônico.

    O nível de detalhamento define a aparência do seu modelo de diferentes distâncias. Conforme o modelo fica mais longe, sua renderização diminui para melhorar o desempenho visual. O Second Life cria estes modelos com menor detalhamento por padrão, mas você pode usar esta etapa para checar cada nível ou até carregar modelos com menor nível de detalhamento. Para visualizar seu modelo a qualquer nível de detalhamento, selecione o nível no menu suspenso Visualizar.

    Ao visualizar seu modelo a cada nível de detalhamento, você pode alterar os parâmetros para simplificar o modelo original usando o botão Gerar automaticamente. Leia Model Upload UI reference para obter todos os detalhes e parâmetros de upload de modelos.

    Ou carregue o modelo que você mesmo simplificou em Carregar de arquivo. Para manter detalhes essenciais que podem ser perdidos durante o processo de simplificação automática, crie seus próprios modelos com menos detalhes.

     

    3a. etapa: Defina a forma física do modelo

    A interpretação da forma física de um modelo pelos cálculos físicos de colisão do Second Life pode ser diferente da forma física do modelo. Por exemplo, vale a pena simplificar um veículo altamente complexo para a forma física de um cubo, mantendo a complexidade visual (que requer menor poder de computação) sem exigir demais da capacidade de processamento de objetos físicos da região. Você também pode carregar sua própria representação física como um arquivo .dae ou usar as ferramentas de análise e simplificação do Second life para gerar a forma física automaticamente.

    A forma mais fácil de gerar um modelo físico para o seu objeto é selecionar Usar nível de detalhamento e selecionar um dos níveis de detalhamento do menu. Assim, o modelo físico será criado baseado em um dos níveis visuais de detalhamento. Lembre-se de que o melhor é reduzir o custo físico, portanto selecione o menor nível de detalhamento que represente o formato do seu modelo.

    A 1a. etapa não é obrigatória. Análise ou 2a. etapa: Simplificação a não ser que o seu modelo físico seja extremamente complexo ou exiba linhas vermelhas na janela de visualização. Para mais informações sobre a análise física e das ferramentas de simplificação, leia Referência de upload de modelos para a UI.

     

    4a. etapa: Modificadores

    Antes de fazer o upload, selecione quaisquer parâmetros opcionais na guia Modificadores tab:

    • Escala: Altera o tamanho inicial do modelo. Aumentar a escala reduz o consumo de recursos.
    • Incluir texturas: Inclui quaisquer texturas aplicadas ao modelo COLLADA. As texturas são aplicadas automaticamente à versão Second Life do modelo quando ele for carregado.
    • Incluir peso da pele: Inclui os dados de peso da pele do modelo do arquivo COLLADA. Aplica-se somente a modelos que se mexem e mudam conform o avatar se movimenta quando são vestidos como anexos de avatar.
    • Incluir posição das juntas: Inclui os dados de posicionamento das juntas do arquivo COLLADA. Aplica-se somente a modelos que irão alterar as posições das juntas do avatar quando são vestidos como anexos de avatar.
    • Ângulo pélvico Z: Muda o posicionamento vertical de um modelo aplicado.

     

    5a. etapa: Calcule os pesos e custo

    Quando você clicar em Calcular pesos e custo, o Second Life calcula o peso de download, físico e de servidors do seu modelo para determinar seu custo em equivalência de prims e o custo de upload em termos de dólares Linden. O custo-base em dólares Linden é de L$10, acrescidos de L$10 par cada textura aplicada ao modelo, além dos custos calculados segundo a complexidade do modelo.

    32px-KBnote.png Observação: O custo-base de L$10 de upload é provisório durante a fase beta. Talvez este valor aumente quando o recurso de upload de betas sair da fase beta.

    Para saber mais sobre pesos e a equivalência de prims, consulte Cálculo do peso equivalente em prims.

     

    6a. etapa: Carregar

    Quando o modelo é carregado, ele é exibido na pasta Objetos do seu inventário. Assim como todos os objetos no Second Life, você pode arrastá-lo do seu inventário para o chão ou vesti-lo como um anexo.

     

    Seção complementar: Opções de aplicação

    300px-Show_skin_weight.png
    magnify-clip.png
    Marque Mostrar peso da pele para ver a aparência do modelo em um avatar parado.

    A aplicação em modelos permite-lhe representar o esqueleto do seu avatar como um mesh que se adapta às juntas e movimentos do seu avatar. Ou seja, ao vestir um modelo aplicado, ele mudará o comprimento e direção dos membros do seu avatar e seguirá a animação programada.

    Se o seu modelo em COLLADA incluir dados de posicionamento de juntas e peso da pele, você pode visualizar a aparência do modelo em um avatar parado e com a animação padrão. Basta clicar no ícone Gear Icon Engrenagem na janela de Upload de modelos e selecionar Mostrar peso na pele.

     

    Como vestir um modelo com aplicações

    Para vestir um modelo com aplicação, clique no modelo com o botão direito e selecione Vestir. É comom usar um modelo com aplicações com uma máscara alpha para esconder o formato normal do seu avatar.




    User Feedback


    There are no comments to display.


×
×
  • Create New...