Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Como vender no Marketplace


     

    Em outros idiomas:

     

    Este artigo explica o básico sobre como se tornar um lojista no Marketplace do Second Life. Depois de se familiarizar com essas etapas, leia Como vender seus produtos para obter dicas sobre como destacar o seu negócio ou saiba Como gerenciar sua loja do Marketplace.

    Como criar uma loja

    O primeiro passo para se tornar um lojista é criar sua loja no Marketplace do Second Life. Sua loja é onde os clientes podem procurar e comprar os itens que você colocou a venda. Depois que a compra é feita, os itens são entregues diretamente ao inventário do comprador no Second Life e os valores são adicionados ao seu saldo em dólares Linden (L$).

    Para criar sua loja:

    1. Certifique-se que sua conta do Second Life tenha pelo menos cinco dias e que suas informações de pagamento estão cadastradas.
    2. Em qualquer página do Marketplace, clique em Meu Marketplace no canto direito superior e clique em Criar uma loja.
    3. Leia com atenção os Termos de Serviço do Marketplace, depois vá para o final da página e clique em Aceitar.
    4. (Opcional) Você pode personalizar o perfil da sua loja para torná-la mais atraente e fácil de encontrar.
    5. Reinicie seu Visualizador do Second Life antes de fazer upload dos itens para o site do Marketplace.

    Como colocar itens a venda

    Depois de configurar sua loja do Marketplace e reiniciar o Visualizador do Second Life, você pode começar a usar a janela Listagens do Marketplace para gerenciar o inventário da sua loja. Certifique-se de que compreendeu as permissões de objeto do próximo proprietário do Second Life antes de listar seu itens para venda. Elas permitem que você controle como o seu objeto será copiado ou redistribuído depois de ser vendido.

    Janela Listagens do Marketplace

    Tutorial em vídeo: Pastas de listagem, de versões e de estoque

    A janela Listagens do Marketplace é uma extensão do seu inventário do Second Life e permite que você gerencie todo o inventário na sua loja do Marketplace do Second Life. Ao arrastar e soltar itens da janela do seu inventário na janela de listagens do Marketplace, você pode começar imediatamente a configurar novas listagens, adicionar versões atualizadas dos seus produtos existentes e até mesmo colocar ou retirar itens da lista na loja do Marketplace. Você pode acessar a janela Listagens do Marketplace ao selecionar Eu > Listagens do Marketplace na barra de menu superior do Visualizador do Second Life.

    Pastas de versões

    Cada pasta das Listagens do Marketplace contém uma ou mais pastas de versões que permitem que você gerencie facilmente as versões atualizadas de um produto sem criar uma nova listagem. As pastas de versões são semelhantes às pastas de inventário normal com três listas desenhadas nelas, assim: Inv_VersionFolderClosed.png. Somente uma pasta de versões pode estar ativa por vez para cada listagem. Quando um cliente compra seu produto, ele recebe uma cópia da pasta de versões ativa e seus conteúdos.

    Para ativar uma pasta de versões em uma listagem do Marketplace, clique com o botão direito do mouse na pasta de versões apropriada e selecione Ativar. Se uma pasta de listagem contiver apenas uma pasta de versões, ela será ativada automaticamente. As pastas de versões ativas no momento são indicadas pela palavra "(ativa)".

    KBnote.png

    Nota: quando você arrasta objetos de seu inventário normal para uma pasta de versões, eles são movidos, não copiados. Isso significa que eles não aparecem mais no seu inventário principal e serão perdidos permanentemente se excluídos da sua respectiva pasta de versões.

    Em vez disso, é possível copiar um item do seu inventário para a janela de listagens do Marketplace ao clicar duas vezes no item no seu inventário e escolher Copiar para listagens do Marketplace.

    Pastas de estoque

    Agora você pode usar a janela de listagens do Marketplace para vender um estoque limitado de itens de cópia proibida. Os itens de cópia proibida que você pode arrastar na janela de listagens do Marketplace são automaticamente colocados em uma pasta de estoque. As pastas de estoque se parecem com pastas de inventário normal com uma rede de quadrados nelas, como segue: Inv_StockFolderClosed.png. As pastas de estoque também exibem o número de itens ao lado do nome. Por exemplo, "Engradado de exemplo (estoque=7)".

    Cada pasta de estoque deve estar dentro de uma pasta de versões e representa a venda de um único item na listagem, embora possa haver muitos itens dentro da pasta de estoque. Por exemplo, se sua pasta de versões ativa consiste em uma anotação copiável e uma pasta de estoque contendo 25 objetos de cópia proibida, cada cliente irá receber uma cópia da anotação e um objeto aleatoriamente selecionado da pasta de estoque até que não haja itens restantes na pasta de estoque.

    Os itens de cópia proibida em uma pasta de estoque devem ser do mesmo tipo de inventário, mas devem ter nomes diferentes. Por exemplo, alguns itens idênticos de fabricação limitada podem ter os números de série escritos em seus nomes de objeto, mas eles ainda poderão ser vendidos na mesma pasta de estoque.

    Observe que, embora ainda seja possível vender uma quantidade limitada de itens copiáveis usando o campo de listagem apropriado, a quantidade de itens disponíveis de uma pasta de estoque é determinada pelo número de itens na pasta e não pode ser alterada usando a quantidade disponível do campo de listagem.

    Quando uma pasta de estoque fica sem itens de cópia proibida, o Marketplace retira suas listagens da lista e envia um email de alerta lembrando você de adicionar mais unidades.

    Como criar uma nova listagem

    Tutorial em vídeo: Como criar uma nova listagem

    Siga estas etapas para criar uma listagem para um novo produto no Marketplace do Second Life:

    1. Abra a janela de listagens do Marketplace no Visualizador do Second Life ao selecionar Eu > Listagens do Marketplace na barra de menu superior.
    2. Abra sua janela de inventário ao selecionar Eu > Inventário na barra de menu superior.
    3. Arraste seu produto da janela Inventário até a seção da janela de listagens do Marketplace chamada Arraste pastas aqui para criar novas listagens. Ela aparece agora na guia Não associados.
    4. Nas guias Todos ou Não associados, clique com o botão direito do mouse na pasta da listagem que contém seu produto e selecione Criar listagem. A pasta é movida para a guia Não listados e agora exibe um número de listagem.
    5. Nas guias Todos ou Não listados, a pasta de versões única dentro da pasta de listagem é automaticamente ativada.
    6. Clique com o botão direito do mouse na pasta de listagem ou na pasta de versões e selecione Editar listagem para preencher os campos de listagem necessários no site do Marketplace. Se tentar listar seu produto antes de preencher os campos de listagem necessários, você verá uma mensagem de erro explicando quais campos ainda precisam ser preenchidos. Clique no botão Atualizar para salvar sua listagem.
    7. Na guia Todos ou Não listados da janela de listagens do Marketplace, clique com o botão direito do mouse na pasta de listagem e selecione Listar para listar seu produto no Marketplace do Second Life. Você ainda poderá listar itens ou retirá-los da lista do site do Marketplace também.

    Como alterar as versões de um item listado

    Tutorial em vídeo: Atualizar listagem

    À medida que desenvolve atualizações para seus produtos, você pode facilmente atualizar suas listagens do Marketplace com novos itens sem excluir as versões antigas:

    1. Abra a janela de listagens do Marketplace no Visualizador do Second Life ao selecionar Eu > Listagens do Marketplace na barra de menu superior.
    2. Abra sua janela de inventário ao selecionar Eu > Inventário na barra de menu superior.
    3. Arraste seu produto atualizado da sua janela de inventário até a pasta de listagem do produto na janela de listagens do Marketplace. Isso cria uma nova pasta de versões ativa contendo o produto atualizado.
    4. Clique com o botão direito do mouse na nova pasta e selecione Ativar para torná-la a pasta de versões ativa para a listagem. Todas as novas vendas pela listagem do Marketplace associada irão fornecer produtos da pasta de versões ativa.

    A qualquer momento, você pode reverter sua listagem para vender uma versão anterior do seu produto ao clicar com o botão direito do mouse na pasta de versões e selecionar Ativar.

    Como alterar o item associado a uma listagem

    Tutorial em vídeo: Migrar listagens e verificar erros

    Em circunstâncias raras, você poderá ter que alterar completamente o item associado a uma listagem do Marketplace. O motivo mais comum para precisar alterar o item associado a uma listagem é a exclusão acidental da pasta do inventário associada a uma listagem e a necessidade de associar os itens novamente a uma listagem existente.

    Para associar uma pasta de listagem a uma listagem do Marketplace pré-existente:

    1. No Visualizador do Second Life, selecione Eu> Listagens do Marketplace.
    2. Encontre o número da listagem entre parênteses perto da sua listagem existente. Por exemplo, "Engradado de exemplo (3757)".
    3. Clique na guia Não associados da janela de listagens do Marketplace.
    4. clique com o botão direito do mouse em um item não associado que deseja associar a sua listagem e selecione Associar listagem.
    5. Na janela Associar listagem que é exibida, insira a ID da listagem da sua listagem existente e clique em OK.
    6. O item não associado agora substitui o item existente (se houver) na listagem do Marketplace.

    Observe que alterar o item associado a uma listagem desse modo faz com que o item fique fora da lista, pois você está substituindo a pasta da versão ativa. Será necessário ativar uma nova pasta de versões e colocar o item na lista novamente, conforme descrito em Como criar uma listagem.

    Como visualizar sua loja

    Depois de listar pelo menos um item, você pode visualizar sua loja:

    1. No site do Marketplace, vá para Meu Marketplace > Minha loja.
    2. É assim que os clientes veem a sua loja, mas também ajuda ver o Marketplace como umaalternativa para se colocar no lugar do seu cliente.
    KBcaution.png Importante: para ver na sua loja os itens listados como conteúdo Moderado ou Adulto, certifique-se de configurar Exibir níveis de maturidade para Geral, Moderado, Adulto ao pesquisar!

    Como entregar itens para o comprador

    O Marketplace entrega os itens automaticamente para você. Às vezes, o sistema de entrega falha e a entrega fica perdida durante o envio para o cliente. Se isso acontecer, você pode reentregar o item facilmente.

    Recursos de desenvolvedor do visualizador de terceiros

    Há duas páginas wiki de API voltadas a desenvolvedores de visualizadores de terceiros. Essa documentação de API é útil para desenvolvedores que desejam integrar os recursos do Marketplace em seus Visualizadores de terceiros, mas não é necessária para a maioria dos lojistas do Marketplace ou seus clientes:

    Sign in to follow this  


    User Feedback


    There are no comments to display.


×