Sign in to follow this  

Esqueleto aprimorado (Projeto Bento)


Esqueleto aprimorado (Projeto Bento)

Em outros idiomas 

 

Nota: como o Projeto Bento altera o esqueleto do avatar do Second Life, alguns avatares (principalmente os que usarem as novas articulações, ossos e animações permitidas pelo Projeto Bento) parecerão distorcidos ou “amassados” para os residentes que não estiverem utilizando o visualizador dos candidatos de lançamento do Projeto Bento.

Isso é esperado durante o período dos candidatos de lançamento e será resolvido assim que o Projeto Bento sair desse status.

Se você estiver executando o visualizador dos candidatos de lançamento e ainda assim vir um avatar distorcido, pode redefinir sua visualização do esqueleto do avatar clicando com o botão direito no avatar e escolhendo Redefinir esqueleto.  Isso redefine o esqueleto apenas para você; os outros residentes na área (inclusive o avatar distorcido) não verão a alteração.

O que é o Projeto Bento?

O Projeto Bento é uma extensão do esqueleto de avatar existente para incluir muitos novos ossos, articulações e pontos de fixação.  Esses novos ossos dão suporte a rigging e animação, oferecendo a oportunidade de uma variação muito maior de tipos de corpo, expressões faciais e animações para os avatares do que atualmente é possível no Second Life.

O avatar "clássico" (padrão) do Second Life não será alterado com a introdução do Projeto Bento e todas as articulações existentes no esqueleto do avatar permanecem as mesmas.  Isso significa que todos os avatares e anexos existentes continuarão a funcionar como projetados e não precisarão ser atualizados.  Contudo, os novos avatares e anexos mesh podem tirar proveito máximo das novas articulações e pontos de fixação.

https://www.youtube.com/watch?v=phKkl4y5otc

Novos ossos, articulações e pontos de fixação

Uma lista completa dos novos ossos e pontos de fixação pode ser encontrada no Guia do esqueleto do Projeto Bento na wiki do Second Life.

Um resumo dos novos ossos e pontos de fixação:

  • Novos ossos para membros - para asas, braços adicionais ou pernas extras.
  • Ossos para caudas - inclui a cauda nas animações dos avatares.
  • Novos ossos para as mãos - para um controle mais refinado das animações das mãos.
  • Novos ossos faciais - para expressões faciais complexas e animação de orelhas e antenas
  • Novos pontos de fixação - associados aos novos ossos.  Coloque acessórios nos novos membros!

Introdução ao Projeto Bento

Para começar, você precisa baixar e instalar o visualizador dos candidatos de lançamento do Projeto Bento na página de visualizadores alternativos na wiki do Second Life.

O suporte a visualizadores de terceiros para o Projeto Bento ficará indisponível até o projeto sair do status de candidato de lançamento e ser lançado por completo.

Assim que terminar a instalação, faça login no Second Life para enviar e testar conteúdo com o esqueleto de avatar expandido.

Dica: para ver os ossos de um avatar no visualizador do Second Life, você pode usar uma nova opção no menu de desenvolvimento: Desenvolver > Avatar > Exibir ossos.

Criação de conteúdo para o Projeto Bento

A criação de conteúdo para o Projeto Bento é muito parecida com o processo atual para criação de conteúdo em rigged mesh.  Com a adição de mais articulações, há algumas novas limitações e diferenças:

Criação de conteúdo mesh

Assim como com todo conteúdo mesh no Second Life, os meshes para o Projeto Bento devem ser criados em um programa de modelagem externo, como o Maya ou o Blender.  Esses meshes devem ser exportados como arquivos Collada (.dae) para serem enviados ao Second Life.

Os meshes podem ser anexados por rigging em qualquer um dos ossos ou volumes de colisão do esqueleto do avatar, mas não em pontos de fixação.  Os meshes podem ser anexados por rigging em um máximo de 110 articulações, que é menos do que o número total de articulações no novo esqueleto de avatar expandido, então você precisa se certificar de que seu mesh não liste mais articulações do que você está realmente anexando por rigging.  Caso você precise manipular mais de 110 articulações, será necessário criar o modelo em várias peças, para que cada uma não ultrapasse o limite.

Os meshes podem incluir sobreposições para as posições de algumas ou todas as articulações incluídas para mudar a forma do avatar.  Se você estiver usando vários meshes com diferentes sobreposições de posição de articulação, apenas um dos meshes é escolhido para fornecer o valor para o conjunto de articulação.  Para minimizar os conflitos, defina somente a quantidade necessária de sobreposições de posição de articulação para cada mesh.

Quando for enviar, você pode escolher se aplicará pesos de pele disponíveis e sobreposições de posição de articulação ao mesh enviado.  Se as informações sobre peso de pele ou sobreposição de posição de articulação estiverem faltando ou forem inválidas, essas opções são ignoradas.

Criação de animações

A criação de animações para o novo esqueleto no Projeto Bento é muito parecida com o processo de criação de animações para avatares existentes, com mais articulações e algumas limitações:

  • As animações podem ser enviadas nos formatos .bvh ou .anim
  • As animações podem ser aplicadas apenas em pontos de fixação e articulações de avatar reconhecidas, definidos em "avatar_skeleton.xml".  Nós sugerimos deixar os pontos de fixação inalterados, exceto para sobreposição de mesh, de modo que anexos que não forem manipulados por rigging se comportem conforme esperado.
  • O tamanho total das animações enviadas não pode exceder 120kb

Para obter mais informações sobre como criar e enviar animações para o Second Life, consulte nosso artigo da Base de conhecimento e nossa página da wiki, alimentada pela comunidade sobre a criação de animações.

Perguntas frequentes

Do que preciso para usar as novas articulações?

O Projeto Bento atualmente está disponível na grade principal do Second Life (Agni), usando o visualizador dos candidatos de lançamento do Projeto Bento.

Qual tipo de conteúdo pode se beneficiar com as novas articulações?

Os avatares e anexos mesh podem se beneficiar com as novas articulações e as animações recentemente enviadas podem movê-las.

Estou usando um avatar clássico (não é mesh).  Posso usar as novas articulações?

Os avatares clássicos em si não usam as novas articulações, mas elas estão disponíveis para serem usadas pelos anexos.  Isso significa que, embora os avatares clássicos não possam, de repente, criar membros extras ou usar animações faciais complexas, eles podem usar anexos baseados em mesh que utilizam as novas articulações e animações, como asas, caudas ou até mesmo máscaras animadas.

Como o Projeto Bento afetará meu conteúdo antigo?

O Projeto Bento não afeta nenhum conteúdo existente no Second Life.  Todos os avatares e as animações existentes devem continuar funcionando como foram projetados.

Quais são os requisitos de sistema para o Projeto Bento?

Algumas placas de vídeo e drivers mais antigos podem enfrentar dificuldade para renderizar a maior quantidade de articulações e, como resultado, você poderá perceber uma alteração na taxa de quadros.  Se possível, atualize seu SO ou driver para a versão mais recente.

Mais informações sobre o Projeto Bento

Acompanhe a conversa em nosso fórum de criação ou leia nosso anúncio inicial no blog do Second Life.

Para informações mais detalhadas sobre como testar o Projeto Bento e oferecer feedback, consulte Projeto Bento Testing na wiki do Second Life.

Uma lista completa dos novos ossos e pontos de fixação introduzidos com o Projeto Bento pode ser encontrada na wiki do Second Life, em BentoSkeletonGuide.

Sign in to follow this  


User Feedback


There are no comments to display.