Sign in to follow this  

Complexidade de renderização de avatar


O que é Complexidade de renderização de avatar?

Em outros idiomas

A Complexidade de renderização de avatar é uma classificação numérica que representa a dificuldade de desenho de um avatar, indo de algumas centenas até milhares. Ela é afetada pela forma, roupa e anexos do seu avatar. Como os avatares são alguns dos objetos mais visualmente detalhados no Second Life, os avatares com alta classificação de complexidade podem afetar muito o desempenho do Visualizador do Second Life. Estar ciente da sua complexidade e das pessoas ao seu redor pode ajudá-lo a gerenciar o desempenho de seu visualizador e a entender como seu avatar afeta o desempenho de outros residentes do Second Life.

 

Como posso determinar a complexidade do meu avatar?

Sempre que você troca a roupa de seu avatar, adiciona ou remove um dos anexos dele, um pequeno aviso é exibido no canto superior direito da tela com o novo valor de complexidade do seu avatar.

Se você não se preocupa com o modo de exibição de seu avatar para os outros residentes e desejar parar de receber esses avisos, pode desativar a mensagem Avise-me se a complexidade do meu avatar for muito alta. Ela pode ser encontrada na aba Notificações da janela Preferências (Eu > Preferências).

Por que alguns avatares são apenas cores sólidas? O que é uma JellyDoll?

Os avatares podem ser renderizados como silhuetas de cores sólidas (uma forma especial de impostor que chamamos de JellyDoll) se eles excederem o limite de complexidade de avatar definido no controle deslizante Complexidade máxima do avatar, da janela Preferências avançadas de gráficos.  Isso reduz muito o trabalho executado por seu computador para desenhar avatares complexos, melhorando o desempenho.  

O valor padrão da complexidade máxima é determinado pelas especificações do seu computador e pelo nível de gráficos escolhido, mas ele pode ser ajustado manualmente na janela Preferências avançadas de gráficos:

  1. Abra sua janela de preferências selecionando Eu > Preferências na barra de menu superior.
  2. Clique na aba Gráficos da janela de preferências.
  3. Clique no botão Configurações avançadas para abrir a janela Preferências avançadas de gráficos.
  4. Na seção Avatar da janela Preferências avançadas de gráficos, ajuste o controle deslizante Complexidade máxima do avatar para o limite desejado.  Você pode mover o controle deslizante totalmente para a direita para remover o limite.

Há outros fatores incomuns que fazem o avatar ser renderizado como uma JellyDoll, discutidos na seção Como posso analisar os valores de complexidade?

Se você desejar renderizar por completo alguns avatares específicos, mesmo se eles estiverem além de seu limite, clique com o botão direito neles e selecione Renderizar completamente. Essa permissão específica é válida apenas durante a sessão atual do Second Life, portanto, você precisará concedê-la novamente sempre que fizer login.

Seu próprio avatar sempre é renderizado por completo, mesmo que ele esteja além de seu limite de complexidade máxima.

Como posso descobrir se a complexidade do meu avatar é muito alta?

Se seu avatar for exibido como uma JellyDoll para algumas pessoas ao seu redor, o visualizador delas reporta essa informação para os servidores do Second Life. Por sua vez, os servidores enviarão uma mensagem para informá-lo, em termos gerais, que seu avatar não está sendo totalmente renderizado pelos residentes nos arredores. Essa mensagem é exibida como uma notificação. Ela inclui também a classificação de complexidade do avatar, sendo atualizada quando um dos fatores muda drasticamente. 

Nenhuma informação específica sobre quais residentes conseguem ou não renderizar seu avatar é fornecida para você, ou quais são as configurações de complexidade máxima deles.

Como posso analisar os valores de complexidade?

Você pode ver as classificações de complexidade dos avatares ao seu redor ativando um recurso no menu Avançado.  Para usar esse recurso, escolha Avançado > Ferramentas de desempenho > Exibir informações de complexidade do avatar da barra de menu superior.

Isso exibe três valores como texto flutuante acima de cada avatar:

  • Complexidade - a classificação de complexidade numérica do avatar.
  • Classificação - a proximidade do avatar da sua câmera. “1” é o mais próximo, seguido de “2” e etc...
  • A área da superfície do anexo, em metros quadrados - esse valor pode, anormalmente, fazer com que o avatar seja exibido como uma JellyDoll.

Cada valor é codificado por cores, do verde ao vermelho, para indicar a relação dele com seus limites (valores muito abaixo do seu limite são exibidos em verde, valores no limite ou acima dele são exibidos em vermelho, em negrito). Os valores em cinza são os que não têm limite, como a classificação de complexidade do seu próprio avatar.

Esse recurso não te diz a relação de complexidade do seu avatar com os limites das pessoas ao seu redor.  Não há valor absoluto "bom" ou "ruim" para a complexidade; há apenas a relação entre a complexidade de cada avatar e os limites dos visualizadores.

Como reduzo o lag do desenho dos outros avatares?

Você pode reduzir o impacto no desempenho de avatares complexos sem recorrer a JellyDolls. A configuração Máx. de avatares legítimos controla o número de avatares nas proximidades que sua câmera renderizará por completo; qualquer avatar além desse número será desenhado como um impostor. Um impostor é desenhado com menos efeitos de textura e iluminação, deixando sua aparência menos realista (alguns descrevem sua aparência como uma de “estátua de papelão”). Os impostores também são atualizados com menos frequência, o que significa que suas animações não são tão naturais como as de um avatar renderizado completamente.

Desenhar avatares mais distantes como impostores não melhora tanto o desempenho quanto o limite de complexidade máxima, mas ainda assim resulta em melhor aparência, pois os avatares retém seu visual, não sendo transformados em uma JellyDoll de cor sólida. Você pode usar os dois métodos juntos, definindo o limite de complexidade máxima como alto, para que ele afete apenas os avatares mais complexos, ao mesmo tempo em que define o número máximo de avatares legítimos para que apenas os avatares mais próximos sejam desenhados com todos os detalhes 3D.

Para acessar o controle deslizante Máx. de avatares legítimos:

  1. Escolha Eu > Preferências no menu superior.
  2. Clique na aba Gráficos na janela Preferências.
  3. Clique no botão Configurações avançadas na aba Gráficos para abrir a janela Preferências avançadas de gráficos.
  4. Encontre e ajuste Máx. de avatares legítimos na seção Avatar.
Sign in to follow this  


User Feedback


There are no comments to display.