Jump to content

Inworld

  • entries
    2,129
  • comments
    751
  • views
    316,941

Contributors to this blog

Fashion Expert: Lotus Mastroianni "Tendências da moda no Second Life"


Linden Lab

3,449 views

Existem alguns aspectos no Second Life que são bem interessantes, mas nenhum é tão instigante e mexe tanto com nosso espírito que a moda secondlifeana. Acredito que nesses anos de Second Life, nada tenha movimentado mais em termos econômicos que a relação simbiótica da oferta incessante de novas criações e a busca incansável por novidades. Essas novidades são transformadas em tendências que estão cada vez mais conectadas ao constante aprimoramento tecnológico que a plataforma tem proporcionado somado a inquietação explosiva dos criadores. Afirmando isso, não estou querendo dissertar sobre possibilidades ou oportunidades, mas quero sobretudo apontar para o processo de inspiração que influencia cada vez mais o espírito consumidor, recompensando todo o investimento. O caráter artístico e a qualidade de um produto são importantes ingredientes nesse mercado e determinam o sucesso ou o fracasso de um grande investimento tecnológico. Não basta ter apenas uma grande tecnologia é preciso ter qualidade e um apurado senso estético somados ao conjunto.

 

Durante muito tempo, o usuário com perfil consumidor teve pouca oportunidade para buscar melhores produtos, já que havia pouca oferta de qualidade e a inexperiência de saber como e aonde procurar. Alguns poucos criadores fizeram muitos sucesso há uns 3 anos atrás, tendo feito alto investimento em texturas com apurado senso estético, criando tendências. Ao observar essas criações de 3 anos atrás, vemos o primoroso trabalho que eles tiveram em uma época tão limitada onde tudo estava sendo testado e aperfeiçoado. Mas mudando o foco para os dias atuais, observo que houve muitas mudanças, sobretudo na oferta, o que faz com que existam mais novidades do que temos condição de consumir. Nesse caso o usuário precisa exigir constantemente qualidade nesse processo. Não só qualidade mas também o comprometimento constante dos criadores em oferecer bons produtos.

 

Mecanismos de difusão como os blogs são importantes ferramentas e devem chamar pra si a responsabilidade na busca por esses objetivos. Esta maravilhosa ferramenta já demonstrou inúmeras vezes, e de inúmeras maneiras, seu potencial para a propaganda. Não me refiro somente à utilização comercial da propaganda, mas também na divulgação, principalmente, de idéias e opiniões. Da mesma forma que criadores precisam ser responsáveis e comprometidos com a qualidade de seus produtos, os responsáveis por blogs não podem permitir que a popularidade e o consumismo exacerbado se sobreponham às exigências do senso estético e qualidade.


Lotus M 1.jpg

Lotus M2.jpg

LotusM 3.jpg

Lotus Mastroianni is one of today's Fashion Experts and will be "on call" to respond to comments and answer questions both here and in the Fashion Forums from 9 am - 4 pm, Pacific Standard Time, Sunday, September 18. 

0 Comments


Recommended Comments

Sorry Shagrila. but I was invited by Linden Lab to write a post in Portuguese. I will try to make an English version for my blog, if this is possible.Ty for comment

Link to comment

I used translate.google.com and think this will link directly to the translation. Of course, you must allow for some inaccuracies and for the fact that sometimes there may be two or three English words that the one Portuguese word could mean and the translator selects the wrong one, so read the translation with a little imagination and a lot of your own massaging of the text. 

Link to comment

Adorei o post Lotus, especialmente no que se refere à responsabilidade que nós blogueiros temos ao divulgar e emitir nossas opiniões. Não podemos transformar nossos blogs em simples propaganda das marcas que de alguma forma nos beneficiam. Por isso mais uma vez a palavra reputação deve vir à nossa mente. Será que estamos sendo realmente formadores de opinião isentos? Não sou hipócrita, é claro que vou divulgar os meus projetos nos blogs, mas não vou somente utilizar o espaço dele para isso. É questão de respeito aos meus leitores divulgar aquilo que eu considere interessante e de qualidade, independente de quem seja o dono do projeto/evento/marca. Fica ai a dica para todos, ética e transparência também é muito valido no universo Second Life.

 

Link to comment

Cajsa, Hope you like my post. Ty for comment.

Vick, é isso aí. Eu tenho percebido que os blogs estão numa corrida incrivel por popularidade e esquecem que precisam agir como juiz tb. Existem alguns blogs que fazem isso muito bem, mas é ainda um numero reduzido. Obrigada!!

 

Link to comment

A iniciativa da Linden de buscar parceria com blogueiros para a realização deste evento confirma a importância dos blogs no cenário fashionista do SL. É imensa a contribuição dos blogs para a moda no SL, tanto para criadores (divulgação de produtos), como para consumidores (poupa tempo de pesquisa e cria tendências).

Estão todos de parabéns pela conquista que é o acontecimento deste evento.

Beijos

Dom

Link to comment

Lotusca! Primeiramente parabéns pela conquista desse espaço! Assim como seu blog, sei q este será tb um canal de sucesso devido a imbativel combinação de inteligencia, bom gosto e esmero q vc leva a tudo q faz!

Com relação ao tema, acredito q a moda no sl hoje é muito parecida com a moda na rl, há moda, modinhas e modismos. Vai de 25 de Março à Oscar Freire. Tem pra todos os gostos e bolsos. Acho ótimo termos hoje tantas opções.

Gostaria de ressaltar o incrível aumento na qualidade dos freebies. Os itens de hunts, presentes de grupos, lucky letters,  hoje são aguardados, recomendados e lamentamos profundamente quando “perdemos” algum.

Ante a esse vasto leque de opções, nada como os blogs para nos ajudar a estar em dia com o q está por ai. Pessoalmente prefiro os mais informativos q opinativos. Já vi bloggers esculhanbando itens só por não serem do seu gosto pessoal assim como tb já vi designers ofendidissimos por avaliações educadas e imparciais de seus produtos. Acontece. E acho bacana ter igualmente um leque vasto assim de opções de blogs, ter de O Dia à Folha, poder escolher é sempre fundamental!

E é por isso q bato palmas para a moda no sl de hoje, dou vivas a diversidade nessa segunda vida onde há lugar para tudo e para todos.



Link to comment

Sim, Bela,vc tem razão quantos aos freebies, nunca vi tantos e de tão boa qualidade como os que tenho visto.

E quanto aos blogs opinativosx informativos - acho q é uma questão de responsabilidade. Acredito que como blogueira, não posso e não devo postar itens que estão longe do meu padrão de qualidade e do meu gosto pessoal. Mas nem por isso vou acabar com um criador que mesmo não tendo alcançado o meu padrão teve muito trabalho para chegar naquele produto final. A relação é de responsabilidade de ambos os lados...criador com consumidor e blogueiros com leitores e criadores. Dessa forma, assumimos que os blogueiros tem uma dupla responsabilidade.

Obrigada por seu comentário, ♥

Link to comment

Way to go Lotus!

You're great work, dedication to SL, and the respect you have for others lead you to this point, keep up the good work...

 

A big big hug right from Portugal to you!

Cheers!

Lobito Brando

Link to comment

Que alegria ter esse evento com postagens em português xD

Um ponto que você comentou que eu penso constantemente que os consumidores tenham que estar atentos é quando a qualidade do que vem sendo apresentado pelas lojas e espero que essa dica seja lida por muita gente, pois da mesma forma que houveram criadores tão maravilhosos que tiveram talento a 3, 4 anos atrás por sua habilidade usando recursos limitados, vou citar minha loja preferida daqueles tempos como exemplo, *ICING* , outras ao contrário continuam fazendo peças muito rusticas, repetitivas e com a qualidade que parecem ter sido feitas a 5 anos atrás e que conseguem até vender e ser conhecido por seu talento em marketing, porém em desenho e estilo deixam muito a desejar, sendo suas maiores vítimas os novos em SL que ainda não tiveram oportunidade de comparar. Daí a  importancia de blogs, sites, e canais que informam sobre moda e dicas e como disse a Vick cabe também aos blogueiros usarem bem a ferramenta de comunicação com bastante responsabilidade e ter um foco bem objetivo para não confundir  os leitores.

E falando sobre dicas de moda.. compartilho aqui com vocês uma imagem feita por mim de um Top model, e Personal Stylist maravilhoso que posta muitas dicas masculinas, o que não se vê tanto poraí, com criatividade e bom gosto, Tadeu Gartner.

Tadeu Gartner

Como tem bastantes blogs femininos, eu irei optar por duas dicas masculinas:

Clique aqui para conhecer os artigos de moda do Tadeu Gartner

Blog de itens masculinos gratuitos ou de até 1 L$ do Guga Dinzel

Link to comment

Gotta plus 1 the original poster, adding that it's not the author's fault. It's irritating when a company disregards the fact that most of the users of their service speak English (only) and publish front page news in another language with no attempt or ability to filter things that are incomprehensible.

I suppose saying 'learn every language on the planet' could be considered a form of localization, but more likely it's just another footnote as to why this company is a case-study in poor management and lack of business analysis.

 

Link to comment

IEnumerable,

Thank you for coming to comment on the post. I hope you can come to the forum and discuss with English speaking experts who were chosen by Linden Lab.

 

Michely,

obrigada por seu comentário e fico feliz que concorde com minha idéias. Eu tenho um certo receio da exploração que a ferramenta Blog vem sofrendo, sendo utilizada sem qualquer controle e cuidado por seus responsáveis. Obrigada.

Link to comment

Dor, we have others experts talking about SL  Fashion in English.. Take a look at forum. Good Luck.

Link to comment

Em primeiro lugar parabéns pelo ótimo post, Lotus!

 

 

Enquanto blogueira - reconheço o nosso papel de publicar o que há de mais interessante e atrativo no Second Life em questão de moda, e me atrevo a dizer que um blogueiro não só pode como deve postar estilos em cima do seu gosto pessoal, afinal, a gente só vende o produto no qual a gente acredita. Isso é fato. Se você fotografa usando uma coisa que pessoalmente você não usaria, ou seja, um produto no qual você não acredita (porque um blogueiro é também um vendedor), a sua foto não vai conseguir traduzir o produto, e sem convencer o leitor de que aquele é sim um bom produto, não vai despertar nele o interesse de procurar a loja.

Sobre a outra questão abordada, também não acho certo difamar ou superestimar uma marca específica porque esta agrada ou não ao gosto do blogueiro, a imparcialidade deve estar sempre presente. A gente faz o nosso trabalho, a gente posta, mas quem decide o valor pessoal do produto é o leitor/cliente, rs.

Beijo grande, Lotus!

Laylinha Tomsen

Link to comment

Hello Lotus- I just wanted to say that, though I personally cannot read Portuguese, I think it's actually awesome to see a post here in another language. SL is a huge, multicultural environment, and English is only one tiny part of all the languages spoken here. There's several other posts by English experts here, and a handy google translate for those who want to read your post, too. So in  short, keep up the good work. ^^

Link to comment

I am agree. It should be a lenguage any body undestand. That are Images.

1. vocabulary for technical words of textil world for example: spanish, english, portugues.

2. posibility of show this word like a pop up windows when you click on it.

Best regards

 

Link to comment
×
×
  • Create New...